Conhecida como “Marte na Terra” a Ilha de Devon, localizada no Ártico do Canadá, é um dos lugares mais inóspitos da Terra, com clima e paisagem semelhantes ao planeta vermelho. A partir de agora, o local pode ser visitado pelo Google Street View.
O projeto é uma parceria entre o Google e o Projeto Haughton Mars (HMP), da NASA.
“Meu palpite é que a primeira pessoa que pisar em Marte dirá algo como: ‘Este lugar é muito parecido com a Ilha de Devon’”, disse Pascal Lee, cientista planetário.
Para chegar até lá, a equipe do Google precisou pegar sete aviões para levar todos os suprimentos e infraestrutura necessária para registrar as imagens. Ao todo foram 10 dias de trabalho.
“Além de captar as imagens pelo Street View, nossa equipe também usou a experiência em um [smarthphone] Pixel 3. O resultado foi o primeiro documentário filmado com o Pixel com o objetivo de mostrar o quão majestosa pode ser uma ‘missão a Marte’ na Ilha de Devon”, explicou o Google em nota.
A ilha é tão parecida com Marte, que a NASA construiu uma estação de pesquisa no local, em 2000. Segundo o site do projeto, é “atualmente a maior estação de pesquisa polar do mundo, e a única dedicada aos estudos de ciência e exploração analógica planetária”.
Você pode explorar o local no Street View, ou conhecer mais sobre ele neste curta-documentário de 10 minutos que o Google criou, chamado “Marte na Terra: Uma visita à Ilha de Devon”.