A Microsoft anunciou um novo recurso que grava tudo o que você faz no computador, que ajuda os usuários a “recordar” todas as suas atividades passadas — gravando tudo o que fazem em tempo real.

A empresa diz que o recurso, chamado “Recall”, ainda está em fase de testes. Ele registra “imagens da sua tela ativa a cada poucos segundos”, de acordo com a descrição.

“As capturas de tela são criptografadas e salvas no disco rígido do seu PC”, continua a descrição. “Você pode usar o Recall para localizar o conteúdo que visualizou no seu PC usando a busca ou uma barra de linha do tempo que permite rolar pelas suas capturas de tela.”

Essa funcionalidade, como explica a Ars Technica, vai além de meras capturas de tela para incluir transcrição e tradução sob demanda de reuniões de vídeo e pode fornecer contexto sobre o que o usuário estava fazendo em determinado momento.

Ou seja, consiste em uma ferramenta de monitoramento no estilo “Big Brother”, de 1984, obra de George Owell.

Embora a Microsoft insista que os recursos serão armazenados e criptografados localmente no próprio disco rígido do usuário, nada impede que um invasor que tenha acesso a um determinado PC assista e salve tudo o que um usuário do Recall fez.

Em tentativas de atenuar algumas dessas preocupações, a empresa parece ter tomado medidas extras para manter as informações do Recall protegidas e privadas para os usuários.

“As capturas de tela do Recall estão vinculadas apenas a um perfil de usuário específico e o Recall não as compartilha com outros usuários, não as disponibiliza para a Microsoft visualizar ou as utiliza para direcionar anúncios,” escreveu a empresa em seu site. “As capturas de tela estão disponíveis apenas para a pessoa cujo perfil foi usado para fazer login no dispositivo.”

Isso estabelece um precedente assustador para a introdução desse tipo de recurso de IA, dado que as questões de privacidade de dados muitas vezes são negligenciadas em favor da perspectiva mais atraente da IA.

Veja mais sobre tecnologia!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin