Here and Now é uma série lançada em 2018 pela HBO que acertou na mosca em ser lançada no mundo atual em que vivemos.
Trata-se de uma ferrenha crítica à sociedade moderna, que retrata a vida e os entornos de uma família contemporânea.
Os pais, Greg e Audrey, interpretados por Holy Hunter e Tim Robbins; uma ex-terapeuta e um professor filósofo, respectivamente, que tem ideais liberais e progressistas, formam a família com três filhos adotados: o colombiano Ramon (Daniel Zovatto), o vietnamita Duc (Raymond Lee), a liberiana Ashley (Jerrika Hinton) e uma adolescente e filha biológica, Kristen (Sosie Bacon).
Ao redor deles existem diversos outros personagens não menos intrigantes, como um psiquiatra árabe com um passado nebuloso de sofrimento e seu filho, um garoto que gosta de se maquiar e usar véu, e uma terapeuta que tem o poder de sentir o sofrimento das pessoas.
Por falar em poder, Here and Now mescla a psicologia e filosofia com um pouco de mistério sobrenatural. Tudo o que acontece parece ter algum tipo de ligação. E de forma suave, sem forçar em nada, você rapidamente se vê totalmente envolvido e cativado pela qualidade da narrativa e sua premissa.
Para exemplificar alguns destes aspectos, a gente separou em tópicos o porquê você deve assistir esta incrível série.
Motivos para assistir Here and Now
É extremamente atual e moderna
Esta é uma série que trata muito bem como o mundo de hoje funciona e como vivemos atualmente, sobretudo no ocidente.
Diversos valores norte-americanos são retratados com uma espécie de humor negro em diversos momentos, além de acompanhar uma família excêntrica formada por pais progressistas que adotaram crianças de outros países.
O retrato de uma família moderna que passa por diversos problemas e faz de tudo para vencê-los da melhor maneira possível, entre trancos e barrancos.
Críticas e mais críticas à sociedade contemporânea
São inúmeras as críticas do modo que vivemos hoje. Tópicos filosóficos são frequentemente abordados. Moralidade, equilíbrio, ideias distintas sobre a vida, o universo e tudo mais aparecem em muitos diálogos.
O racismo, pré-conceito, fascismo e intolerância também é muito abordado em muitos momentos e diálogos, entre adultos ou crianças na escola.
Além disso, há reflexões e claras referências ao sistema norte-americano, como o funcionamento de empresas, negócios, e como tudo giram em torno das aparências.
Um grande mundo falso, coberto de julgamentos e falácias.
Elementos de mistério
Do começo ao fim, Here and Now prende o telespectador por apresentar não só temas recorrentes e interessantes, mas também enigmas e mistérios que vão deixar você colado na tela para querer saber o que está acontecendo.
As questões e dúvidas se ramificam de uma forma extremamente fluida e para os diversos personagens que a série apresenta.
E, no final das contas, tudo parece ter uma ligação estranha. Desde o irmão esquizofrênico de Audrey, por exemplo, até o colombiano Ramon e o seu lance com o número 11:11.
Elenco de peso: Veteranos e novatos
Não há o que falar dos dois atores principais do seriado: Tim Hobbins, amplamente conhecido por seus papéis em filmes sensacionais ao longo da história. Destaque para um dos melhores de todos os tempos, “Um Sonho de Liberdade”, além de “Sobre Meninos e Lobos”, “Cidade das Sombras” e muitos outros.
Já Holly Hunter, sempre excelente atriz, desde “Aos Treze” até os mais recentes “De Canção em Canção” e “Doentes de Amor”.
Os novatos incluem o costa-riquenho Daniel Zovatto, que estrelou em três excelentes filmes como “Corrente do Mal”, “O Homem nas Trevas” e “Lady Bird”; e Sosie Bacon, que apesar de trabalhar há mais de dez anos como atriz, vem ganhando destaque ultimamente, como na série “13 Reasons Why”.
A mente por trás
Alan Ball é o nome do cara por trás da idealização desta grande série. Ele, que criou com maestria outra que é uma das melhores séries da história, “A Sete Palmos”, a qual aborda muitos temas filosóficos e relações interpessoais, além de muito humor negro e lida com o tema morte de forma natural.
Seu talento também visto em outras produções, como a série True Blood e os excelentes filmes Beleza Americana (1999) e Tabu (2007).
E você, já assistiu Here and Now? Conta pra gente o que você achou nos comentários!