Ciência Natureza

O elefante mais solitário do mundo fez amigos e agora está feliz

Chamado de “o elefante mais solitário do mundo”, Kaavan é um elefante asiático de 36 anos que passou 30 décadas em um cativeiro no zoológico em Islamabad, Paquistão. Desde que sua companheira morreu em 2012, ele vivia sozinho, em condições precárias e sem contato com outros da sua espécie.

A história dele cortou a coração de muita gente, até que a artista Cher resolveu fazer o possível para mudar a vida deste animal.

Hoje, Kaavan está morando em um santuário de vida selvagem no Camboja, onde há três outros elefantes para lhe fazer companhia.

Nenhum animal deveria morar no local onde ele estava antes. Vivia acorrentado, e ele ficou muito triste depois que sua companheira morreu – e a condição dele havia piorado. Ele estava desnutrido, suas unhas estavam crescidas demais e ele sofria de problemas de comportamento por causa do tempo que passava sozinho.

Cher, que é cofundadora da ONG Free the Wild, escreveu no Twitter que viu uma foto de Kaavan “acorrentada em um galpão” e “incapaz de se mover”. Ela decidiu que precisava fazer algo para ajudar. “Eu pensei, ‘como posso consertar isso? Como posso salvar um elefante que está acorrentado a um galpão por 17 anos e que está a mil milhas de distância?”.

Ela então liderou uma campanha em mídias sociais chamada de #freeKaavan e, em maio de 2020, um juiz determinou que o elefante deveria ser movido para algum lugar onde fosse mais bem cuidado.

Depois de decidir que o Cambodia Wildlife Sanctuary deveria ser seu novo lar, o grupo de bem-estar animal Four Paws International se envolveu e deu início ao processo de reabilitação.

O veterinário do Four Paws, Dr. Amir Khalil, passou três meses preparando Kaavan para a viagem de 10 horas.

“Kaavan rapidamente ganhou confiança em nós e fez grandes progressos em pouco tempo”, lembra ele. “No caso dele, não foi necessária apenas uma aldeia, mas um país inteiro para transferir Kaavan para o Camboja.”

O vôo foi um sucesso e Cher também fez seu caminho para o Camboja para encontrar Kaavan do outro lado de sua jornada.

“Kaavan estava comendo, não estava estressado e até dormiu um pouco enquanto se apoiava na parede da caixa! Ele se comporta como um ‘passageiro frequente’”, tuitou a instituição Four Paws International.

Kaavan agora está se acostumando com sua nova vida no santuário e já parece estar se divertindo. Em um vídeo do YouTube postado por Four Paws, ele é visto explorando divertidamente sua espaçosa casa ao ar livre.

“É assim que se parece um elefante feliz!”

Kaavan até começou a se socializar com os outros elefantes, que são todas fêmeas. Em uma foto compartilhada por Four Paws, Kaavan mostra o baú com seu novo vizinho – o primeiro contato que ele teve com um elefante em oito anos!

“Agora não podemos mais chamá-lo oficialmente de ‘o elefante mais solitário do mundo’”, diz Four Paws. “Ver Kaavan interagindo com outros elefantes é um grande momento para nós, mas mais importante para Kaavan.” A organização acrescenta: “Kaavan finalmente terá a chance de viver uma vida pacífica e apropriada para a espécie”.

Veja algumas imagens dele abaixo.

O elefante mais solitário do mundo não pode mais ser chamado assim

Veja mais sobre natureza!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin