Intitulado “The Coral Greenhouse”, o santuário de corais do artista Jason deCaires Taylor está localizado a aproximadamente 80km de Townsville, na Austrália, e tem o intuito de preservar os ecossistemas frágeis tão ameaçados pela poluição do homem.

Se trata de uma instalação artística, cuja estrutura de aço inoxidável resistente à corrosão, pesa mais de 165 toneladas. A ideia é que, com o tempo, criaturas marinhas colonizem as peças submersas.

Os materiais usados devem inspirar o crescimento de corais, ao longo do tempo, e são projetados para serem absorvidos pelo ambiente oceânico à medida que as colônias se espalham por ele.

As peças são adornadas com padrões simples que criam enclaves para que diferentes espécies marinhas se protejam de predadores ou encontrem um local de descanso. A base maciça de cimento fornece estabilidade à estrutura contra ondas e condições climáticas adversas.

Em meio às peças com as quais criaturas marinhas poderão interagir nadando livremente, estão esculturas de crianças para lembrar que os corais necessitam de proteção. Elas aparecem observando microscópios e vigiando o ambiente.

“Assim, elas cuidam do futuro, construindo um relacionamento diferente com o mundo marinho, um que o reconhece como precioso, frágil e com necessidade de proteção. Nossas crianças são as guardiãs da Grande Barreira de Corais”, escreve Taylor sobre a peça.

Taylor se empenhou em criar a estrutura em áreas menos vulneráveis, para manter a poluição e intervenção humana longe dos ecossistemas frágeis.

O local também deve receber passeios de mergulho, que tem previsão de abertura em 2021.

Enquanto isso, fique com as imagens dessa instalação que visa proteger a vida marinha e nos lembrar da importância ecológica dos corais para o meio ambiente.

O santuário de corais de Jason deCaires Taylor


Leia mais sobre Ecossistema | Ciência | Arte

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin