Qualquer pessoa que tenha assistido ao curto, mas revelador, trailer de Obi-Wan Kenobi poderá ver as semelhanças entre o novo seriado da Disney+ e o jogo Star Wars Jedi: Fallen Order. Vocês podem escrever, este será o ponto de uma união ainda mais sincera deste vasto universo que temos entre as mídias. Enquanto a Marvel perde tempo apenas com filmes e só agora seriados, a LucasArts vai além e vai incluir também seus games dentro do próprio Universo Cinematográfico e criar uma interação ainda maior.

Ambos os materiais se passam um tempo após a Ordem 66, responsável por eliminar a Ordem Jedi. Enquanto Cal Ketsis, protagonista do jogo, era apenas um padawan, o mestre de Anakin era um grande comandante e um dos mais respeitados dentro do seu meio. O que os dois tem em comum? Aquilo que é dito no vídeo, o juramento que eles fazem e que surge como um grande incômodo em situações desesperadoras. A intenção de agir como heróis e salvarem aqueles que estão em perigo, independente do custo que isso represente para suas vidas.

Darth Vader e os Inquisidores sabem muito bem dessa fraqueza dos dois e enviarão suas principais armas contra eles. Estes são perigosos inimigos que usam a Força de forma ainda mais atenuada, se especializando na arte de cometer assassinatos e outras atrocidades. Além dos games e da futura série, eles também já apareceram nas HQs e também em Star Wars Rebels, mostrando que a ameaça vai além de qualquer uma vista durante este período sombrio da história da saga.

Em Star Wars Jedi: Fallen Order enfrentamos os Inquisidores também

A Ordem não está tão morta assim

Porém, esta é a única ligação que elas carregam entre si? Não, meus caros padawan. Em Obi-Wan Kenobi veremos o herói em Tatooine, local onde termina sendo conhecido como um ermitão. Vivendo de forma isolada, acompanhando o crescimento do jovem Luke, ele viveu suas próprias aventuras e isso será mostrado dentro do seriado. Porém, independente do ponto onde termine, sabemos que ele continuará observando a criança até o dia que ele poderá herdar o sabre de seu pai e salvar a galáxia da ameaça do Império.

Enquanto isso, no jogo, Cal Ketsis descobre que não conseguirá fugir mais da ameaça dos Inquisidores, batalhando contra duas das principais Irmãs da ordem enquanto segue o treinamento que o transformará em um Jedi completo. Por fim, ele encontra um pergaminho que permite localizar jovens sensitivos da Força em toda a Galáxia. Como um novo membro desta Ordem, seu juramento implica em encontrá-los e proteger eles do perigo que o Império representa. Adivinha quem se encaixa perfeitamente nessa descrição. Isso mesmo, o pobre Luke.

O fim disto tudo nós sabemos bem qual será, mas encaixa perfeitamente que Cal vá atrás da criança e se depare com Obi-Wan no caminho. Em Star Wars Jedi: Fallen Order, ele inclusive acaba escapando das garras de Darth Vader. A presença do vilão na série está mais do que confirmada e sabemos que Obi-Wan Kenobi sobreviverá a mais este combate. Quem não garante que ele terá ajuda desta vez? As peças se encaixam perfeitamente, só não vê quem não quer. Diria que as chances disso acontecer são maiores do que termos mais referências a Rebels no meio disso tudo.

Darth Vader é uma ameaça que transcende as mídias

A razão é justamente o dinamismo que a franquia anda entre si. Vemos em O Mandaloriano e O Livro de Boba Fett diversas referências a Rebels, Guerras Clônicas e outras animações. Já o universo dos videogames continua intocado, apenas esperando para fazer parte disso tudo. Durante a sua produção, a Electronic Arts inclusive confirmou que Jedi: Fallen Order fazia parte da franquia completa e seria uma história inédita dentro desse universo. Explorando um lado não visto antes, eles podem muito bem se interligar de algum modo com o seriado novo para mostrar essa conexão.

Dizemos isso principalmente quando a EA já revelou até que estão desenvolvendo uma sequência para as suas aventuras. Há forma melhor de mostrar o que vem aí do que introduzir seu protagonista em uma produção live-action e mostrar o que houve durante o período entre o primeiro e segundo jogo? Fora que atrairia uma base inteira de fãs que ainda não jogaram a conhecerem a obra, gerando ainda mais hype (e dinheiro) em cima de algo que já está feito e disponível para as gerações atuais de videogame.

Cal retornará, então porque não integrá-lo de vez?

A série Obi-Wan Kenobi pode mostrar novas interações

Andar no campo das suposições é uma área muito complicada em Star Wars, porém Obi-Wan Kenobi confrontará justamente os mesmos inimigos que Cal Ketsis. Isso abre uma brecha muito grande para termos uma participação do personagem e leiam bem, seria um completo desperdício não usá-la. No futuro teremos games como o Eclipse, feito pela Quantic Dream e um título sem nome ainda pela Ubisoft. E se, na verdade, eles também estiverem interligados à saga por completo? Seria uma nova forma de vermos esses universos.

A Marvel pode ter introduzido essa ideia de “união”, mas nunca saiu das telas neste sentido. Após a criação do MCU, os jogos de videogame seguiram dois caminhos: adaptações fieis dos filmes e títulos que saíam completamente da ideia principal que utilizavam. Vale lembrar que Avengers e Spider-Man nem fazem parte do mesmo universo. No futuro teremos o game do Wolverine, mas isso ainda está na área cinzenta. Se Star Wars abrir espaço também para essa mídia, o futuro pode ser ainda mais expansivo.

O jovem Luke Skywalker pode ser uma cola para unir tudo isso

Principalmente se debatermos o quanto o lore de Star Wars foi dificultado com o passar dos anos. Todos os livros, antes oficiais, entraram em uma linha chamada “Legends” para criarem materiais originais através da Disney agora. Integrá-los parecia a resposta correta, mas não foi o caminho que tomaram. Jedi: Fallen Order saiu depois desta decisão, podendo muito bem fazer parte dessa abordagem inédita e trazê-lo para mais próximo dos demais personagens pode ser uma evolução natural disso. Assim como valida o herói como um membro dessa saga.

Vamos ter de aguardar a chegada de Obi-Wan Kenobi nos próximos meses para determinar o quanto estamos certos ou não, mas pode ter certeza que ao menos uma ligação existe entre as duas obras. Com isso, a LucasArts pode estar com uma chance de ouro de inovar e incluir uma mídia completamente ignorada pelos estúdios cinematográficos e criar novas interações utilizando este fator. Imaginem ver os personagens que conhecemos e amamos sendo apresentados de forma oficial também nos controles? Seria um marco na indústria. Eles estão com a faca e o queijo na mão, então só falta fazer o lanche completo. De qualquer forma, saberemos melhor em 25 de maio de 2022.

Veja mais em Especiais!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin