A chegada de Final Fantasy XVI levantou um grande debate entre a comunidade, que está dividida entre amar a nova experiência e aqueles que acham sua performance “mediana” se comparado aos outros capítulos. Baseado nas notas do Metacritic, vamos apresentar aqui quais foram os melhores games da franquia para as críticas especializadas.

Vale notar que isso não interfere no que chamamos de “experiência pessoal” de cada um, com determinados títulos impactando de forma diferente os jogadores que estão acompanhando a saga desde o início. Aqui listamos apenas as notas que cada um do Top 10 atingiu, restando aos leitores usarem essa informação para saber se devem ou não dar uma chance para os demais games.

10 – Final Fantasy Chronicles (89)

Vale notar que, apesar de Final Fantasy Chronicles estar sendo listado como um título direto da franquia, ele é apenas um port de FF4 na coletânea – junto a outro titã do mundo dos games, Chrono Trigger. Ela foi lançada no primeiro PlayStation em 2001 e segue sendo uma das edições favoritas dos fãs.

9 – Final Fantasy VIII (90)

Squall e Rinoa fizeram um considerável sucesso após o seu lançamento, se tornando um dos casais mais queridos da franquia e sendo um dos maiores ícones ainda na era PS1. No entanto, vale notar que foi o título lançado na plataforma que atingiu a nota mais baixa – ainda assim, entrando no Top 10, o que não é pouca coisa.

8 – Final Fantasy XIV: Shadowbringers (91)

A expansão Shadowbringers de Final Fantasy XIV foi um grande sucesso entre os fãs, principalmente por estar repleta de conteúdo inédita para o MMORPG e impactar diretamente a jornada de todos os jogadores – até mesmo aqueles que não quiseram acompanhar sua história e optaram por realizarem as demais quests disponíveis.

7 – Final Fantasy VI (91)

Um dos games favoritos dos maiores fãs de FF, a sexta edição conseguiu apenas chegar no sétimo lugar do Metacritic – mesmo sendo considerado um dos melhores de toda a saga. Nele acompanhamos a jornada de Terra contra o Império, até chegar no embate contra um dos maiores vilões já vistos na franquia: Kefka.

6 – Final Fantasy XIV: Endwalker (92)

Se Shadowbringers surgiu para mudar tudo, Endwalker era o rumo final da história traçada em Final Fantasy XIV desde as grandes mudanças aplicadas dentro do MMORPG. Encerrando alguns arcos e abrindo outros, ele chegou para revolucionar as coisas para os jogadores e trouxe diversas novidades que estão sendo aproveitadas até os dias atuais.

5 – FF VI Advance (92)

Pois é, caros leitores, FF6 conseguiu uma nota ainda maior em seu port para o Game Boy Advance – qual permitia que levasse a sua história consigo para onde quer que fosse. Sua chegada serviu para fortalecer ainda mais o cenário 2D que a franquia seguia antes do PlayStation, tornando o game um clássico instantâneo também no portátil.

4 – Final Fantasy VII (92)

Podemos discutir por horas qual foi o melhor Final Fantasy, mas para muitos fãs a Squaresoft – atual Square Enix – atingiu o seu ápice com FF7. A história de Cloud, Tifa, Barret, Aerith e dos demais personagens contra Sephiroth até hoje serve como inspiração no mundo dos games e ganhou inclusive um remake para a nova geração. Sua história foi alterada, mas o espírito continua o mesmo.

3 – Final Fantasy XII (92)

Este foi o último título da franquia lançado no PS2, aproveitando o máximo que o console poderia oferecer para trazer a experiência definitiva da franquia. Nela vemos Vaan e Ashe lidando com uma grande guerra entre nações, enquanto se unem a piratas para salvar o dia – porém, nem todos podem ser confiáveis e sua trama ganhou diversos prêmios na época.

2 – Final Fantasy X (92)

Tidus e Yuna marcaram toda uma geração no PlayStation 2, tornando a saga deles em Final Fantasy X um grande impacto até nos dias atuais. Vale lembrar que ele foi o primeiro game da franquia que ganhou uma sequência direta – de tão aclamado que se tornou. No entanto, apenas o primeiro figura entre os mais amados pelo público.

1 – Final Fantasy IX (94)

Vocês podem argumentar e reclamar, mas foi Final Fantasy IX – o último jogo da franquia lançadoa inda no primeiro PlayStation – que faturou a maior nota que o Metacritic já ofereceu em um game da saga. Ele pertence a um seleto grupo de títulos que muitos fãs clamam ser uma “joia escondida” e há rumores que a Square Enix adaptará ele para um novo remake. Será que vem aí?

Veja mais em Lista de Games!

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giulio
Giulio
11 meses atrás

O pior de todos ficou em primeiro?!?! Chars sem profundidade, história fraca, carisma zero, melhor ver o filme do Pelé

Max
Max
11 meses atrás

Cadê o F F tactics

Otug
Otug
11 meses atrás

O VII foi o melhor, ninguém lembra mais do IX

Pin