18 anos após o lançamento oficial da animação do Studio Ghibli, A Viagem de Chihiro (Spirited Away) será lançada na China. A Sina Weibo comprou os direitos de exibição do filme e marcará a estreia nos cinemas chineses no dia 21 de junho deste ano.
Parte da demora tem a ver com a sensibilidade das autoridades chinesas em relação ao tipo de mídia que entra no país – especialmente os meios de comunicação do Japão, com o qual há uma relação de tensão.
A primeira vez que uma animação do Ghibli foi exibida na China foi em 2018, quando Meu Vizinho Totoro recebeu lançamento teatral no país. A exibição foi o segundo filme japonês mais lucrativo na China daquele ano.
A Viagem de Chihiro é a sétima animação dirigida por Hayao Miyazaki para o Ghibli, uma entre suas tantas outras obras primas no estúdio.
Vencedor do Oscar para Melhor Filme de Animação, o longa foi lançado em 2001 é considero pela crítica internacional como um dos melhores filmes da década de 2000.
A trama segue Chihiro, uma menina de 10 anos, que fica furiosa quando os pais decidem mudar de casa. No meio do caminho eles encontram um parque de diversões abandonado, e a menina entra em uma grande aventura num mundo encantado habitado por criaturas fantásticas. Seus pais de repente viram porcos. Para salvá-los e voltar ao mundo real, Chihiro deve aprender a humildade, coragem e determinação.
Quem sabe agora a China não receberá em 2020, assim como o resto do mundo, o lançamento de How Do You Live?, o mais recente e talvez último filme de Miyazaki?
Contemple os pôsteres criados pelo artista Zao Dao, que estão anunciando uma estreia gloriosa para os cinemas chineses.
Leia mais sobre Studio Ghibli