Após as vitórias históricas no Oscar, o filme Parasita inspirou o governo sul-coreano a promover iniciativas de reformas habitacionais em Seoul. 1.500 apartamentos semi-subterrâneos, como o da família Kim no filme, terão apoio financeiro para melhorias.

Segundo o jornal The Korea Herald, o governo metropolitano de Seoul, em parceria com a Korea Energy Foundation, vão oferecer 3,2 milhões de won por família para aprimorar sistemas de aquecimento, substituir pisos, instalar ar condicionados, desumidificadores, ventiladores, janelas e alarmes de incêndio.

Como o filme de Bong Joon Ho retrata, os apartamentos semi-subterrâneos tendem a ser apertados e úmidos devido à falta de luz solar e ventilação, especialmente quando acontecem alagamentos na cidade durante o verão.

Parasita inspira governo sul-coreano a reformar casas em Seoul
Filme de Bong Joon Ho, Parasita inspira governo sul-coreano

Este tipo de habitação é uma escolha acessível para os moradores de baixa renda do país. Em 2015, havia cerca de 383.000 apartamentos semi-subterrâneos na Coréia do Sul, sendo 59.5% deles na capital.

Segundo a campanha do governo, aqueles que possuem menos de 60% da renda média de uma família coreana poderão enviar solicitações a partir de março para as reformas habitacionais.

Legal, né? Mais um exemplo de como a arte é uma poderosa ferramenta de transformação na sociedade.


Leia também: A perfeita edição de Parasita

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin