Mundo Geek Tecnologia

PC Steampunk com refrigeração a água parece máquina do tempo vitoriana

Imagine um computador que parece ter saído direto de uma oficina secreta do século XIX, projetado por algum inventor maluco que lia Júlio Verne e sonhava com placas de vídeo. Esse é o WALL-Y, um PC Steampunk de Felix Ure, da Billet Labs: um PC de parede que mistura tecnologia de ponta com um visual steampunk digno de cenário de Bioshock Infinite ou de uma locomotiva a vapor repaginada para o século XXI.

O coração da máquina é puro poder moderno: Ryzen 9 9950X, GeForce 3090Ti, 64 GB de RAM e 8 TB de armazenamento, coisa suficiente para editar vídeos em 4K, modelar em 3D e ainda rodar uns jogos pesados de vez em quando. Mas a alma do projeto está nos tubos de cobre e latão que serpenteiam pelo painel, carregando o líquido refrigerante em um sistema feito quase como uma escultura. Cada solda foi feita à mão, cada detalhe pensado para que parecesse mais uma peça de museu retrofuturista do que um computador comum.

O toque vintage fica ainda mais charmoso com medidores analógicos de pressão e temperatura, como se você estivesse prestes a iniciar uma caldeira a vapor em vez de abrir o Premiere ou o Cyberpunk 2077. Para evitar desastres na montagem, Ure chegou a usar uma “meia molhada sacrificial” enquanto soldava os tubos perto dos componentes, porque até no steampunk a improvisação faz parte do processo criativo.

Mesmo sendo uma obra de arte tecnológica, o WALL-Y não deixa a desejar em performance. Em um “teste do inferno”, rodando Cinebench e FurMark ao mesmo tempo e puxando quase 700W, o sistema manteve temperaturas impressionantes: 82 °C no processador, 59 °C na GPU e 43 °C na água de refrigeração. E ainda encarou Cyberpunk 2077 em 1440p, tudo no máximo, com média de 57 FPS. Não é um PC gamer no sentido tradicional, mas aguenta muito bem uma viagem por Night City.

Mais do que um computador, o WALL-Y é praticamente um portal estético entre séculos. Um híbrido de arte vitoriana e poder tecnológico moderno, que transforma o ato de ter um PC em casa em algo parecido com pendurar uma máquina do tempo na sua parede.

Veja mais sobre tecnologia!

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin