Devido às marés vermelhas, a poluição e o aumento do tráfego na região marítima da cidade de Sai Kung, em Hong Kong, a população de corais diminuiu consideravelmente. Preocupados em manter esses ecossistemas vivos, cientistas desenvolveram peças de argila em 3D para estimular o crescimento dos recifes de corais.

O projeto de restauração dos corais foi desenvolvido a pedido do Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação do Japão. Cientistas e arquitetos da Universidade de Hong Kong (HKU) criaram placas em terracota para fornecer habitats atraentes para os corais.

Cada placa mede aproximadamente 60cm de diâmetro. Juntas, 128 peças hexagonais formam uma estrutura enrugada que se parece com o cérebro humano, oferecendo uma estrutura ideal para que o coral crie raízes. Completa, a peça deve atingir 39m² do fundo do oceano, e será instalada em três lugares diferentes.

Terracota é uma forma antiga de cerâmica porosa de argila cozida. Unindo o método antigo da cerâmica com o método moderno das impressões 3D, os especialistas estão otimistas de que o design do produto, que resulta em uma placa ondulada, porosa e texturizada será perfeito para cumprir com o objetivo.

As peças devem ser instaladas ainda este ano. Após isso, os especialistas do Swire Insitute of Marine Science (SWIMS) irão observar como os corais se comportarão ali nos próximos dois anos.

A equipe ainda pretende estender a experimentação criando uma variedade de designs de peças impressas em 3D, projetadas para atender às necessidades de ambientes marinhos específicos.

Dá uma olhada nessa ideia ecológica e promissora.

Peças de argila em 3D devem estimular o crescimento dos recifes de corais


Leia mais sobre Ciência!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin