A tecnologia mudou em praticamente todas as facetas o jeito do ser humano viver. Uma das principais revoluções da globalização da internet foi trazer uma nova maneira de trabalhar. Nos últimos anos, ganhar a vida no conforto do lar deixou de ser um sonho futurístico e o conceito de trabalhar em home office está se expandindo cada vez mais.

E o que significa ter um home office? Liberdade, possibilidade de fazer o próprio horário e, principalmente, praticidade na rotina. Além disso, diversas profissões estão se adequando ao novo jeito de trabalhar.

Profissionais que trabalham no setor de vendas, suporte técnico, consultoria comercial, tecnologia da informação e setor criativo estão se aderindo cada vez mais ao home office.

Para os mais jovens, novas possibilidades direto do home office são ainda mais atrativas, como jogar poker ou se tornar um jogador de e-sports.

Nos últimos anos, o poker se tornou uma modalidade favorita de muitos jovens que enxergam nas cartas uma possível profissão. Começar no poker é grátis e sites como o Replay Poker tornam isso realidade, o que ajuda a impulsionar a popularidade das cartas.

Já o Brasil é o terceiro país no mundo quando o assunto é audiência nos esportes eletrônicos. O futebol que antes era jogado na rua e nos campos está dando lugar ao modo virtual e vários brasileiros estão seguindo carreira nessa linha. Tanto o poker quanto os e-sports podem ser praticados direto de casa, através do computador.

No entanto, montar um home office para aproveitar tantas oportunidades não é tão fácil como parece e está longe de apenas ter um computador em um cômodo vazio. É preciso pensar cuidadosamente em diferentes detalhes para deixar o escritório do melhor jeito possível e com orçamento que caiba no bolso.

Tome cuidado para não criar distrações

Pensa em trabalhar em home office? 5 dicas antes de montar o escritório em casa

Uma das principais “armadilhas” de trabalhar em casa é justamente a pessoa não ter o foco suficiente para realizar as tarefas. A tentação, as vezes, pode ser grande demais quando se tem a cama, o videogame e a TV ao simples alcance e sem ninguém para supervisionar.

Portanto, uma dica valiosa é montar esse cômodo sem muitas distrações. Isso significa sem videogame, televisão e outras coisas que podem resultar em desconcentração. Por mais que o home office preze por liberdade, o cômodo não deixa de ser designado ao trabalho.

Colocar uma persiana é imprescindível, principalmente se a mesa do computador estiver debaixo da janela, pois isso evita distrações externas e ainda pode dar um toque de decoração importante ao ambiente.

Conforto é essencial

Pensa em trabalhar em home office? 5 dicas antes de montar o escritório em casa

Trabalhar em um home office não é só maravilhas e pode gerar alguns contras. Um deles é a possibilidade de trabalhar mais do que o devido. Por não haver supervisão de outros funcionários e muito menos precisar cumprir horas rígidas, muitas vezes quem realiza as tarefas em casa acaba extrapolando os horários de labuta.

Dessa maneira, o conforto é essencial. Quando alguém passa a trabalhar no home office, na grande maioria dos casos esse cômodo se torna o mais utilizado pela pessoa na casa e tudo isso faz com que o conforto precise ser priorizado.

Cadeira confortável, sofá espaçoso e apoio para os pés são itens essenciais para um home office que minimize o desgaste de ficar horas sentado em frente ao computador.

Iluminação funcional

Por mais simples que possa parecer, a iluminação também é fundamental para o ambiente do home office. Está comprovado que luzes amarelas geram descanso e tranquilidade, enquanto luzes brancas estimulam a sensação de alerta.

Ao planejar um home office, explorar as luzes corretamente pode fazer uma grande diferença no espaço. Além disso, sempre é recomendado explorar a luz natural do ambiente, pois ela é adequada para o trabalho.

Personalize para deixar a sua cara

Uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é a possibilidade de ganhar a vida em um ambiente que você pode personalizar do jeito que bem entender.

A liberdade de poder deixar o home office do seu estilo é enorme. Caso a pessoa trabalhe com esportes, por exemplo, decorar o ambiente com quadros de jogadores, bolas de futebol, basquete, beisebol e pequenos objetos personalizados são ideias bem interessantes.

Independente da profissão, alguns toques pessoais são sempre bem-vindos, como quadros de alguma banda, filme ou jogador favorito, mouse pad personalizado e coisas do tipo.

Claro, não se esqueça do bom senso e de não ousar demais a ponto de prejudicar na produtividade do trabalho — no fim das contas, esse tópico sempre precisar a prioridade em um home office.

Organização nunca pode faltar

Pensa em trabalhar em home office? 5 dicas antes de montar o escritório em casa

O conforto não é o único tópico extremamente importante em um home office. A organização é tão relevante quanto e não pode faltar quando o assunto é trabalhar em casa.

A personal organizer Rafael Oliveira tem um vídeo interessante sobre o assunto e afirma: “A organização do escritório e do home office é fundamental para a gente ganhar tempo, ganhar produtividade no trabalho e ter um ambiente saudável.”

Um escritório desorganizado, descuidado e com problemas no gerenciamento de espaço pode influenciar negativamente na produtividade do trabalho.

 “Não é porque seu escritório é em casa que ele precisa ser desorganizado. Use nichos, prateleiras e estantes a seu favor, colocando no lugar todos os objetos necessários para o dia a dia, além de dar aquele up com alguns itens decorativos”, afirma Natália Santos, do site Viva Decora.

Portanto, é essencial manter os papéis guardados em uma gaveta designada para tal, limpar ou contratar alguma profissional da limpeza pelo menos quinzenalmente e manter a mesa de trabalho o menos “poluída” possível para que isso não gere distrações desnecessárias.

Veja mais sobre mundo geek!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin