Pesquisadores da Universidade de Trento descobriram a existência de uma caverna na Lua que, um dia, poderia ser usada por astronautas para construir um sistema de túneis lunares.
Essa descoberta foi feita após a análise de dados de radar coletados pelo Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA no Pit de Mare Tranquillitatis da Lua.
Acredita-se que essa caverna tenha 100 metros de diâmetro e até 170 metros de profundidade, tornando o local grande o suficiente para possivelmente abrigar uma base.

Teoricamente, uma vez que um sistema de elevador seja construído, juntamente com um teto de lava, poderiam ser construídos habitats, oficinas, laboratórios, fábricas de impressão 3D e fazendas hidropônicas dentro desta caverna.
“Essas estruturas foram hipotetizadas por mais de 50 anos, mas esta é a primeira vez que demonstramos sua existência. Como parte de uma missão da NASA, o radar Miniature Radio-Frequency (Mini-RF) capturou uma série de imagens da superfície lunar em 2010. Muitos anos depois, analisamos essas imagens com tecnologias complexas de processamento de sinal recentemente desenvolvidas em nosso laboratório e descobrimos que parte das reflexões do radar de uma área do Mar da Tranquilidade pode ser atribuída a um tubo subterrâneo,” disse Lorenzo Bruzzone, Pesquisador da Universidade de Trento.

Veja mais sobre ciência!