Pesquisadores da ETH Zurich e da Faculdade de Medicina da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) conseguiram realizar uma cirurgia com controle de PS5 remotamente.
Trata-se de uma endoscopia magnética remotamente operada a 9.300 km de distância. Um sistema desses funciona com um operador que controla e monitora o sistema a partir de um console de controle, enquanto um agente robótico executa os comandos na sala de operação.
Neste teste, um operador humano em Zurique utilizou um console para interagir com um sistema robótico localizado a 9.300 km de distância, através da internet.
A comunicação entre o console do operador e o sistema robótico foi estabelecida por meio de um WebSocket, um protocolo de comunicação de computador que permite a transferência de dados em tempo real entre cliente e servidor.
“A endoscopia remotamente operada oferece não apenas treinamento cirúrgico remoto e mentoria, mas também cuidados diagnósticos e cirúrgicos imediatos em áreas distantes, especialmente onde há falta de especialistas locais. Um especialista remoto pode até instruir enfermeiros treinados a realizar os procedimentos. Com o avanço da tecnologia endoscópica, milhões de pacientes ao redor do mundo poderão ser diagnosticados e tratados de forma rápida para o câncer gastrointestinal,” afirmou a Dra. Shannon Melissa Chan, Professora Assistente do Departamento de Cirurgia da CUHK.
Veja mais sobre tecnologia!