Restaurar vídeos antigos já é algo incrível, mas o Project Starlight da Topaz Labs vai além, usando inteligência artificial baseada em difusão para transformar quase qualquer tipo de vídeo em imagens nítidas em alta definição (HD).
Isso é possível graças à construção do Project Starlight em uma nova arquitetura de modelo, com mais de 6 bilhões de parâmetros e suporte ao hardware mais recente da NVIDIA.
A inteligência artificial baseada em difusão funciona aprendendo a partir de imagens de alta qualidade.
Ela adiciona ruídos gradualmente e aprende como isso degrada a imagem, permitindo que, no processo inverso, ela preveja como a imagem era antes de ser degradada.
Quando o Project Starlight for lançado, os usuários poderão melhorar gratuitamente clipes de até 10 segundos, enquanto assinantes pagos terão a opção de restaurar vídeos de até 5 minutos utilizando créditos.
“Os vídeos degradam devido a artefatos de compressão, desfoque, aliasing, ruídos, distorções atmosféricas, pixels ausentes, entre outros fatores. Cada frame sofre tipos únicos de deterioração, tornando a restauração de vídeo por IA uma tarefa altamente desafiadora. Nossa tecnologia resolve essa complexidade analisando centenas de frames para restaurar os detalhes com precisão, oferecendo recuperação incomparável de detalhes e consistência temporal sem igual,” afirmou a Topaz Labs.
Veja mais sobre tecnologia.