Você sabia que a resposta para a pergunta de quantos países existem depende bastante de para quem você está perguntando? Sim, e ela não é simples.

Os cartógrafos por exemplo costumam reconhecer 195 países soberanos no planeta. Alguns deles incluem Taiwan, elevando o número para 196. Entretanto, há quem pense diferente e não são poucas pessoas ou organizações. A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma das principais referências no reconhecimento de países em âmbito internacional e reconhece atualmente 193 países.

No Brasil, uma empresa de e-commerce chamada Cestas de Presente chamou a atenção da mídia recentemente, por exemplo, alegando que entrega presentes em mais de 200 países espalhados pelo mundo.

Considerando uma definição mais liberal do termo “país”, não é possível condenar essa afirmação deles. A FIFA por exemplo, conta com 209 países aptos a se classificar para a Copa do Mundo, uma vez que considera Inglaterra, Irlanda e outros como países. O COI, Comitê Olímpico Internacional, reconhece 206 nações, entre elas Ilhas Virgens Americanas e Britânicas, Ilhas Cayman, Aruba e outras.

Algumas autoridades políticas por exemplo, costumam reconhecer 204 países uma vez que incluem em sua lista estados independentes como a Somália.

Existem até mesmo países que não existem. Frase confusa, não?

Alguns territórios que provavelmente não aparecerão em aulas de Geografia possuem autonomia e até moeda própria, mas não são reconhecidos como países pela comunidade internacional. Outros você até já ouviu falar e pensa que são países, mas não o são na forma oficial. Separamos 10 desses territórios para mencionar:

Quantos países existem? Alguns deles de fato não são países

– Groenlândia

– Somália

– Barotze

– Transnítria

– La Mosquitia

– Ilha de Man

– República de Lakota

– Tibet

– Papua Ocidental

– República de Murrawarri

Conta pra gente, você sabia que a quantidade de países existentes no mundo era tão complexa e curiosa?

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin