O aclamado e famoso Studio Ghibli foi vendido, passando a fazer parte do conglomerado Nippon TV. O acordo começou a ser realizado ainda em 2022, com uma aproximação do produtor Toshio Suzuki – buscando garantias de que o grupo manteria a independência de seus projetos e os empregos dos fundadores, incluindo de Hayao Miyazaki, até a sua aposentadoria.
Em anúncio oficial para o AP News, a Nippon TV revela que pretende honrar todo o trabalho realizado até aqui. “Manteremos sua independência criativa, assim eles poderão focar em suas animações e outros projetos artísticos”. Já o filho de Miyazaki, o animador Goro Miyazaki, está com um pé atrás quanto à proposta de assumir a vaga que a aposentadoria de seu pai abriria. O site afirma que ele ainda está em dúvidas, dizendo que a responsabilidade é muito grande.
A parceria do Studio Ghibli
Vale notar que o estúdio e a Nippon TV mantém uma parceria há mais de trinta anos, com a compra fazendo sentido dentro da proposta de ambas. Nausicaä do Vale do Vento, por exemplo, estreou em 1985 no canal. A partir do seu sucesso, a emissora auxiliou os demais trabalhos que vieram em seguida, a partir de O Serviço de Entregas da Kiki. Miyazaki, inclusive, que fez o design do mascote do canal em 1993.
Veja mais em Animações e Curtas!