Tirar o Band-Aid com certeza é uma tarefa dura e geralmente dói mais do que o próprio machucado. Mas pesquisadores da Escola de Engenharia Aplicada de Harvard conseguiram resolver isso com uma tecnologia adesiva inovadora.

Eles desenvolveram uma espécie de adesivo que desgruda com mais facilidade usando um tipo específico de luz.

Como funciona a nova tecnologia adesiva

“A forte adesão geralmente requer ligações covalentes, interações físicas ou uma combinação de ambos”, disse Yang Gao, primeiro autor do estudo e pesquisador da Universidade Xi’an Jiaotong, em um comunicado.

“A adesão através de ligações covalentes é difícil de remover e a adesão através de interações físicas geralmente requer solventes, que podem ser demorados e prejudiciais ao meio ambiente”, explicou ele. “Nosso método de usar a luz para desencadear o ‘desgrude’ não é invasivo e indolor”.

A cola usa uma solução aquosa de cadeias poliméricas para unir dois materiais não-pegajosos (“como geléia entre duas fatias de pão”, descrevem os pesquisadores). Esse processo é conhecido como entrelaçamento topológico.

Os dois materiais não se descolam facilmente, mas se apontarmos um determinado tipo de luz, se desgrudam facilmente e de forma suave.

“Na natureza, o material molhado não gosta de aderir”, disse Zhigang Suo, professor de mecânica e materiais da SEAS. “Descobrimos uma abordagem geral para superar esse desafio.

“Nossas suturas moleculares podem aderir fortemente materiais molhados juntos”, continuou ele. “Além disso, a forte adesão pode tornar-se permanente, transitória ou desmontável sob demanda, em resposta a uma sugestão. Então, como vemos, a natureza está cheia de brechas, esperando para serem costuradas”.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin