O diretor Tim Burton, conhecido mundialmente por Edward Mãos-de-Tesoura, Alice no País das Maravilhas e Beetlejuice, finalmente se pronunciou sobre a inteligência artificial e não gosta muito do que enxerga das criações baseadas em seu estilo artístico. Ele até reconhece que algumas são “boas interpretações”, mas no geral acha que não fazem bem.
De acordo com o profissional, elas tiram a sua humanidade. “Eles fazem versões em IA de minhas versões dos personagens da Disney. Não posso descrever o sentimento que isso me dá. Me lembra o que algumas culturas dizem de ‘Não tire fotos minhas, pois estará tirando a minha alma'”.
A reclamação de Tim Burton
Além disso, ele completa com uma questão bem pessoal sobre o assunto. “O que isso faz é sugar algo de dentro de você. Ela pega algo de sua alma e psique, o que é extrememente pertubador – especialmente quando se refere a você. É como se fosse um robÇo roubando a sua humanidade, sua alma”.
Vale notar que a própria Disney também deseja usar a IA em seu favor – se opondo aos protestos realizados por atores da SAG-AFTRA sobre o uso da tecnologia para gerar figurantes e até mesmo vozes pós-falecimento de alguns em seus contratos.
Veja mais em Cinema!