“Once Upon a Try” é uma amostra virtual do Google Arts & Culture que compila grandes invenções da humanidade, permitindo que você aprenda e interaja com conquistas memoráveis por meio da realidade aumentada.
A iniciativa é uma parceria do Google com 110 instituições e fundações da área de ciência e tecnologia do mundo todo, como a NASA e o museu Smithsonian.
O acervo transita entre as primeiras descobertas que contribuíram para a evolução da civilização até as recentes invenções que devem moldar nosso futuro. São mais de 200 mil registros históricos, artefatos e vídeos digitalizados, divididos em quase 400 exposições virtuais.
Através de recursos como Machine Learning e Realidade Aumentada, é permitido que o visitante virtual “assista” ao Big Bang e se junte aos astronautas da NASA, Kathryn Sullivan e Charles Bolden, enquanto eles revisitam o ônibus espacial e sua missão de lançar o Telescópio Espacial Hubble em órbita.
O deleite para quem é fascinado pelas descobertas da NASA: 127 mil fotografias do arquivo da agência espacial podem ser contempladas.
De acordo com a empresa, o projeto tem como objetivo oferecer uma ferramenta interativa de aprendizagem e, assim, inspirar uma nova geração de inventores e criadores que entrem para a lista de pessoas extraordinárias que ajudaram a criar o mundo que conhecemos hoje.
Também é um meio de democratizar, na maior exibição inteiramente virtual sobre inovação, um acervo que seja acessível e útil para pessoas do mundo inteiro.
Ao navegar você encontra divisões dedicadas a quem quer aprender mais sobre história, ciência e tecnologia.
É possível conhecer, por exemplo, por quem foram criados os objetos comuns do cotidiano, relembrar as cientistas da história, descobrir como as novas tecnologias podem ser usadas a nosso favor, o que o futuro nos promete… enfim, de tudo um pouco para curiosos insaciáveis.
Você sabe quais são os seis apps que podem salvar vidas? A história de Ada Lovelace, a primeira programadora? Se pergunta se um dia vamos poder viver em Marte? Ou como será o mundo em 2050?
Todas as respostas se encontram na amostra virtual, que você pode visitar clicando neste link.
Spoiler: uma vez que você acessa o site, não quer sair nunca mais. Tem muita coisa para aprender!