Chemistry Imagined: Reflections on Science é um livro incomum, no qual o célebre químico e poeta Roald Hoffmann discorre sobre a mágica da química de maneira didática e lírica.
Laureado com o prêmio Nobel de Química, o cientista pretende acender nos jovens o entusiasmo pelos encantos da química através da união entre arte e ciência.
Explorando o terreno fértil da poesia e ciência, ele tece poemas sobre os processos, fenômenos e história da ciência em uma prosa elegante e magnetizante.
Em Chemistry Imagined, os escritos são acompanhados de pinturas e colagens da artista Vivian Torrence, criados a partir de sua convicção de que a ciência moderna é “uma busca simbólica, usando os poderes da lógica e do intelecto como força motriz para encontrar o que é real”.
O livro ainda vem com um prefácio escrito por ninguém menos que Carl Sagan, que na mesma sintonia de Hoffmann descreve a ciência de maneira filosófica e que marca a vida de qualquer pessoa.
As ilustrações de Torrence são impressionantes, e traçam a história da química desde as ideias rudimentares da Grécia Antiga, que primeiro teorizaram o átomo, passando pelas transmutações dos alquimistas medievais, que mesclaram superstição e ciência com avanços científicos do século XVIII, pela espectroscopia do século XIX, que revolucionou nossa compreensão sobre o universo, até a era atômica do século XX, que mudou nossa relação com a natureza para sempre.