A Monsanto pagou o Google para suprimir as descobertas de notícias que criticavam a empresa, e investiu muito tempo, dinheiro e energia para descreditar os jornalistas investigativos que descobrem os podres deles.

Para quem não conhece, a Monsanto é uma das gigantescas empresas globais fabricantes de pesticidas, agrotóxicos e transgênicos. Eles são donos de milhares de patentes relacionados a organismos modificados e venenos para plantações.

Carey Gillam, jornalista da Reuters, relatava os efeitos na saúde dos produtos da Monsanto há alguns anos. E a empresa trabalhou para descreditar o máximo possível a reportagem e investigação dele, de acordo com uma apuração do jornal The Guardian.

A empresa inclusive pagou ao Google para promover resultados de pesquisa que questionavam as descobertas de Gillam.

Certamente um olhar perturbador sobre a facilidade com que o fluxo de informações online pode ser manipulado.

Enquanto Gillam se preparava para publicar seu livro de 2017, “Cal Branco: A História de um Assassino de Ervas Daninhas, Câncer e a Corrupção da Ciência”, a Monsanto entrou em cena, relata o The Guardian.

A empresa montou uma planilha com 23 etapas específicas que seriam necessárias para subestimar as principais descobertas da Gillam e promover o conteúdo alegando que seus produtos químicos eram realmente seguros.

O plano deles era lançar um site cheio de pontos de discussão e pagar para que esses resultados aparecessem no Google em relação ao jornalista Gillam.

“Eu sempre soube que a Monsanto não gostou do meu trabalho… e trabalhou para pressionar os editores e me silenciar”, disse Gillam ao Guardian. “Mas nunca imaginei que uma empresa multibilionária gastaria tanto tempo, energia e pessoal comigo. É surpreendente”.

Gillam não foi o único a ser alvo da companhia. Outros ativistas, incluindo o músico Neil Young, foram investigados.

Neil Young é conhecido pela sua posição totalmente contrária ao uso de agrotóxicos e patentes de transgênicos no mundo todo.

Aparentemente, as ações deles comprovam que alguma coisa errada está acontecendo ali. E como podemos ver cada vez mais no mundo todo, os pesticidas e agrotóxicos vêm se tornando uma das principais causas de câncer e doenças crônicas do planeta.

Veja mais sobre sociedade.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin