A bióloga molecular e designer Elanor Lutz desenvolveu um mapa detalhado do Sistema Solar com todo asteroide em órbita desde dezembro de 1999.
“O mapa mostra mais de 18.000 asteroides no Sistema Solar. Isso inclui tudo o que sabemos que tem mais de 10 km de diâmetro – cerca de 10.000 asteroides – e 8.000 objetos aleatórios de tamanho desconhecido. Este mapa mostra cada asteroide em sua posição exata na véspera de Ano Novo de 1999”, explica.
Os dados foram adquiridos em arquivos de domínio público da NASA, e segundo a artista foi um desafio organizá-los de maneira legível, uma vez os objetos do Sistema Solar são distribuídos logarítmicamente.
Eleanor utilizou escala logarítmica radial para incluir objetos grandes e distantes do Sistema Solar. “Há coisas exponencialmente mais próximas do Sol e exponencialmente menores que coisas maiores”, diz.
O mapa foi desenvolvido com o servidor NASA HORIZONS para criar caminhos orbitais centrados em torno do Sol, e também os da esquerda para a direita, como mostram as rosetas dos percursos de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e Urano.
Ela decidiu seguir ‘diretrizes’ de design em vez de regras devido ao conjunto de dados massivos que tinha para organizar.
São rotulados os asteroides maiores e mais importantes, investigados pelas espaçonaves. E também os objetos que se encontram no Sistema Solar exterior, uma vez que estes dados são bem escassos.
Você pode aprender mais sobre o mapa de Eleanor neste link.