No restaurante Sushi Singularity, localizado em Tóquio, os clientes devem fazer algo além do que simplesmente reservar uma mesa: enviar suas amostras biológicas para que os chefes criem um cardápio de sushi em 3D.
O conceito foi criado pela companhia japonesa Open Meals, que funde ciência e gastronomia para criar um cardápio que atenda as necessidades nutricionais de seu público.
Quem planeja jantar por lá recebe um kit de teste biológico pelo correio, contendo frascos para amostras de saliva, urina e fezes. Após enviados de volta ao estabelecimento, o genoma e o estado nutricional são analisados e reunidos em um “Health ID”, uma identificação que contém informações sobre a saúde do cliente.
Com base nestes dados coletados, é organizado um cardápio de sushis criados em impressoras 3D por robôs com braços gigantes, que injetam vitaminas e minerais crus diretamente na comida.
A proposta de unir ciência e gastronomia para oferecer pratos saborosos e nutritivos também acabou fazendo arte. Uma vez que as cores de vitaminas e minerais formam sushis que você certamente não encontra fácil por aí.
O Sushi Singularity deve inaugurar em 2020. Enquanto isso, dá uma olhada na tecnologia do restaurante.
E você, toparia entrar nessa experiência?