Respire fundo. Mesmo que o ar pareça claro, é quase certo que você irá inalar milhões de partículas sólidas e gotículas de líquido.

Esses pontos onipresentes de matéria são conhecidos como aerossóis, e podem ser encontrados no ar sobre oceanos, desertos, montanhas, florestas, gelo e todos os ecossistemas intermediários.

E nesta imagem em específico, você vê uma representação dos aerossóis da Terra.

Se você já viu fumaça saindo de um incêndio florestal, cinzas em erupção de um vulcão ou poeira soprando ao vento, você viu aerossóis.

Satélites como os satélites de observação da Terra também os “veem”, embora ofereçam uma perspectiva completamente diferente de centenas de quilômetros acima da superfície terrestre.

A imagem mostra os aerossóis em 23 de agosto de 2018. Naquele dia, enormes nuvens de fumaça flutuaram sobre a América do Norte e África, três diferentes ciclones tropicais agitaram-se no Oceano Pacífico e grandes nuvens de poeira explodiram em desertos. África e Ásia.

As tempestades são visíveis dentro de gigantescos redemoinhos de aerossóis de sal marinho (azul), que se elevam no ar como parte do borrifo do mar.

Partículas de carvão negro (vermelho) estão entre as partículas emitidas pelos incêndios; emissões de veículos e fábricas são outra fonte comum.

Partículas o modelo classificado como poeira são mostrados em roxo. A visualização inclui uma camada de dados de luz noturna coletados pela banda dia/noite da Suíte Radiômetro de Imagem Visível por Infravermelho (VIIRS) no satélite Suomi NPP, que mostra os locais das vilas e cidades.

Aerossóis da Terra

Clique na imagem para ver em alta definição.

Os aerossóis da Terra em uma imagem

Informações: NASA

Veja mais sobre ciência!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin