A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA nos dá um primeiro vislumbre do Malapert Massif, um candidato a local de pouso do Artemis 3, o próximo voo planejado para 2024. Ou seja, a segunda missão tripulada do programa Artemis e o primeiro pouso tripulado desde a Apollo 17 em 1972.
Acredita-se que este seja um remanescente do Pólo Sul, ou a borda da bacia de Aitken, que se formou há mais de 4 bilhões de anos.
A imagem foi capturada em 3 de março de 2023, quando a espaçonave estava a aproximadamente 170 quilômetros além da cratera Shackleton.
A área relativamente plana (86°S, 0°E) que você vê acima do “5000” na imagem abaixo é a região principal do local de pouso da Artemis 3, que então continua descendo a encosta em direção à Terra.
Após o pouso, o Human Landing System (HLS) será composto por dois tripulantes, que permanecerão na superfície por 6,5 dias, e realizarão até quatro caminhadas espaciais na superfície da Lua, realizando uma variedade de observações científicas, incluindo amostragem de gelo de água.
Imagine a vista do cume; ele eleva-se a mais de 5.000 metros acima de sua base. À distância, você podemos ver um penhasco de 3.500 metros de altura. Pode-se argumentar que a grandeza desta região a torna uma excelente candidata”, disse a equipe do LROC.
Veja o vídeo abaixo.
Veja um imagens registradas pela Lunar Reconnaissance Orbiter
Veja mais sobre ciência!